Investimento global em telecom estabilizou no segundo trimestre

Os investimentos de capital (capex) da indústria global de telecomunicações se estabilizaram no segundo trimestre de 2025. O movimento ocorre após dois anos de retração, segundo levantamento da consultoria Dell'Oro Group.

A recuperação parcial, porém, não foi suficiente para compensar as quedas do início do ano: no acumulado do primeiro semestre, o capex ainda registrou recuo em relação ao mesmo período de 2024.

"O capex já passou do pico, mas não está caindo vertiginosamente", afirmou vice-presidente da Dell'Oro, Stefan Pongratz, que é responsável pelas pesquisas de redes de acesso por rádio (RAN) e investimentos do setor.

Mudança no investimento

De acordo com o executivo, as operadoras estão reorientando estratégias de investimento. Ou seja, em vez de expandirem a cobertura de forma generalizada, as empresas estão priorizando capacidade de rede, qualidade dos serviços, automação e eficiência energética.

A consultoria também projetou que a relação entre capex e receita das operadoras deve se estabilizar em 2025. Mais isso deve ser acompanhado de uma leve redução nos anos seguintes, alcançando cerca de 15% até 2029. Esse patamar, no entanto, ficará três pontos percentuais abaixo do pico mais recente, só depois voltando a crescer.

No segmento móvel, a intensidade de capital (wireless capital intensity) deve se ficar entre 12% e 13% em 2029, avalia a consultoria. Isso representaria uma queda de cinco a seis pontos percentuais em comparação com o auge dos investimentos em 5G.

A tendência de estabilização do mercado de RAN também foi observada pela consultoria no primeiro trimestre de 2025. Na época, isso se deu por conta do crescimento na América do Norte, que compensou retrações em regiões como América Latina, China e Oriente Médio e África.

 


Autor: https://teletime.com.br/12/09/2025/investimento-global-em-telecom-estabilizou-no-segundo-trimestre/Postado em: 15 de setembro de 2025

Deslize para escolher a área desejada